Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Sair de férias sempre gera a expectativa de momentos de lazer, descanso e felicidade. Nesta hora, alguns consumidores optam por contratar agências de viagens. Outros, no entanto, contratam diretamente serviços de deslocamento, hospedagem e passeios. Para que não haja problemas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor destaca alguns cuidados que considera importantes antes de viajar.
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CONFIRA
- Contrate uma empresa com tradição no mercado. Solicite informações junto a amigos e parentes que já tenham utilizado o serviço do estabelecimento ou entre em contato com o Procon de sua cidade e órgãos de Defesa do Consumidor para saber se há reclamações contra a companhia.
- Verifique se a empresa possui cadastro na Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
- Solicite por escrito, no contrato, qual o período da viagem, quantas diárias estão contratadas, qual a localização do hotel/pousada/hostel, tipo da hospedagem, traslado, meios de transporte utilizados, tipo de quarto (duplo, single), se as refeições estão inclusas e quais serviços devem ser pagos à parte e de que forma.
- Certifique-se que a agência de viagens tem um responsável no local de destino para resolver eventuais problemas. Fique atento, pois todos esses itens devem estar bem claros no contrato.
- Faça as reservas e exija um comprovante. Em caso de desistência, avise o estabelecimento com antecedência - alguns locais cobram multa em caso de desistência da reserva sem aviso prévio.
- É recomendável levar os comprovantes quando chegar ao hotel, pois se este não proporcionar o que foi prometido, o consumidor terá o direito de pedir um abatimento no preço. Se ao chegar não houver vaga, é obrigatória a transferência para outro hotel da mesma categoria.
*Com informações do Governo do Estado